LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
É uma linguagem especialmente criada para o diálogo entre o homem e o computador. Devido a complexidade da semântica e da sintaxe, a linguagem natural(ou português) falada e escrita não é utilizada neste diálogo. A maioria das linguagens de programação utiliza um conjunto muito reduzido de palavras do inglês, além de um número também muito limitado de regras de codificação(escrita).
LINGUAGEM C
A linguagem C está se tornando rapidamente uma das mais populares. Embora não seja tão fácil de aprender quanto o BASIC, ela possui muitas características que a tornam geralmente melhor para se escrever programas. Por exemplo, é relativamente fácil de escrever programas coerentes em C. Infelizmente, alguns aspectos da linguagem, como sua forma de manipular séries de caracteres, ainda a torna difícil de usar.
A maioria dos pacotes de linguagem C são compiladores. Em geral, os compiladores C não são mais baratos que os compiladores BASIC. Como há um padrão bem estabelecido sobre o que um compilador C deve fazer, converter programas em C é mais fácil que converter programas em BASIC.
Voltada para a elaboração de programas de níveis mais avançados, foi em cima da linguagem C que foi desenvolvido o sistema operacional UNIX e também os efeitos especiais do filme guerra nas estrelas.
LINGUAGEM PASCAL
PASCAL é uma outra linguagem popular utilizada em uma variedade de áreas de programação. Ela possui muitas características que a tornam fácil de usar, mas os programas ela produz são sempre mais extensos e lentos que os programas em C. Sua principal vantagem e que quando escrevemos programas em PASCAL, podemos facilmente apreciar a estrutura do que escrevemos, o que geralmente leva a melhores programas, exigindo uma forte estrutura lógica.
LINGUAGEM FORTRAN
FORTRAN é a linguagem mais antiga, que os cientistas começaram a usar nos anos 60 nos EUA. Ela tem algumas vantagens sobre outras linguagens disponíveis, já que suas melhores características foram usados pelos criadores de novas linguagens de programação. Existe uma variedade de compiladores FORTRAN para uso, a disposição do mercado.
LINGUAGEM COBOL
COBOL é como FORTRAN, é uma linguagem mais antiga superada por outras mais rápidas e fáceis de usar. Entretanto, os programas em COBOL são ainda mais difíceis de escrever que os programas em FORTRAN, já que quase sempre se tem de escrever muito mais linhas de programa para se chegar ao mesmo resultado. Como muitos programas são escritos em COBOL, parece que esta linguagem permanecera entre nós pelo menos por enquanto. Uma grande vantagem do COBOL em cima das outras e a melhor documentação dos programas devido a sua estrutura.
LINGUAGEM LOGO
LOGO é uma linguagem atualmente muito popular para o ensino da programação a crianças desenvolvendo o raciocínio lógico e o gosto pela computação. Os méritos de se usar o LOGO com as crianças é um tópico atualmente bastante debatido. LOGO é uma linguagem fácil de aprender que permite que os estudantes descubram suas próprias idéias de programação. Ela utiliza uma "tartaruga" gráfica que desenha linhas na tela a medida que se move, baseada em suas instruções de programação. É muito fácil desenhar com LOGO do que com outras linguagens.
LINGUAGEM FORTH
As pessoas que programam em FORTH prometeram que ela seria a linguagem do futuro e aconselham a todos aprende-la. FORTH usa um método completamente diferente(Sintaxe) de uso dos comandos e muitas vezes incompreensível para a maioria dos programadores, a maioria dos usuários considera difícil aprender a usar FORTH, mas seus programas quase sempre rodam muito mais rápido que os programas de outras linguagens e, na maioria das vezes, usam menos espaço da memória RAM.
LINGUAGEM ADA
Em 1983, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos adotou oficialmente ADA para a utilização em desenvolvimento de seus programas. ADA e semelhante a PASCAL, mas possui regras muito mais rigorosas sobre como escrever programas, e por esta razão assusta a grande maioria dos programadores. Seu nome vem em homenagem a primeira programadora ADA LOVELACE.
LINGUAGEM PILOT
Esta é uma linguagem interessante, pois não é utilizada para escrever programas. Em vez disso, ela é usada por professores para composição de material computadorizado de sala de aula.
LINGUAGEM DE MONTAGEM, ASSEMBLY OU ASSEMBLER
De todas as linguagens, a de montagem é de longe a mais difícil de aprender. Isto é uma pena, porque quando se compreende os conceitos que envolvem a programação da linguagem de montagem, entende-se a maioria dos fatores que influem no funcionamento do computador. Também pe extremamente difícil programar nesta linguagem. Linguagem de montagem, é o código interno de representação das informações no computador, cada instrução é representada por uma configuração de byte, chamada de código de máquina.
Obs.: Existem muitas outras linguagens, que também merecem destaque, como APL, LISP, MUMPS, MODULA 2, PROLOG, PL/1, ALGOL, DELHI, ASP, PHP, JAVA, C e etc.
CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
Classificação quanto ao uso:
- Comerciais: Voltadas para aplicações comerciais(Patrimônio, Contabilidade, Pagamento de Pessoal, etc), que envolvem muito I/O(entrada e saída de dados) e pouco processamento(poucos cálculos a partir dos dados). Exemplo: Linguagem COBOL e CLIPPER
-Científicas: Voltadas para aplicações científicas(engenharia, matemática, física, química, etc), que envolvem pouco I/O e muito processamento. Exemplo: Linguagem FORTRAN, BASIC
-Classificação quanto a complexidade:
Linguagens de Programação Linguagens de Máquina
Linguagens Simbólicas Linguagem de Baixo Nível
Linguagem de Alto Nível
Linguagens de Máquina: Também chamada "linguagens não simbólicas", pois não usa símbolos para representar o código da operação e operando, usa tão somente os números referentes a cada um. É a única linguagem utilizada pelo computador para efetuar o processamento, é de difícil interpretação pelo homem, não sendo utilizada pelos programadores e totalmente dependente do tipo e modelo de computador, variando de marca para marca, modelo para modelo, sendo codificada em binário(0 e 1).
Linguagem Simbólica: Não são executadas, isto é, o computador não executa diretamente as intruções codificadas numa linguagem simbólica. Utiliza símbolos mnemônicos para representar os operadores, como por exemplo AD para o operador ADD(soma). Dividem-se em:
Linguagens de Baixo Nível: são assim denominadas por estarem voltadas para o computador. São de difícil programação e também são dependentes do tipo e modelo do computador, um exemplo seria a linguagem ASSEMBLER e C.
Linguagem de Alto Nível: São assim denominadas por estarem voltadas para o usuário(programador). São de fácil aprendizagem e programação, e independem (salvo pequenas alterações) do tipo e modelo do computador, são exemplos delas as linguagens COBOL, ALGOL, BASIC, FORTRAN, PASCAL, LOGO, APL, ADA, QUERY Languages, etc.
GERAÇÕES DE LINGUAGENS
Linguagens de 4ª geração
As linguagens de 4ª geração caracterizam-se pela sua facilidade de uso e permitem que o usuário final, leigo em processamento de dados, participe ativamente no desenvolvimento de programas. São também chamadas "Linguagens não procedurais" ou ainda "Query Language", ou "Queries".
Características principais: Evita o uso de termos técnicos, aproxima o usuário final do sistema, reduz o esforço de programação, aumenta a produtividade, minimiza os custos de desenvolvimento, rapidez no desenvolvimento de sistemas(no mínimo 10 vezes mais rápido) e simplificação na manutenção de programas.
Comentários
Postar um comentário